Na relação entre o consultório e o laboratório existem muitos pontos a serem acertados para que o trabalho flua bem para os dois lados e hoje, vamos falar de uma delas: a Ordem de Serviço.

Mais conhecida como OS, este papelzinho carrega informações importantíssimas e merece atenção especial.
Digo isso porque toda a informação necessária para o desenvolvimento do trabalho está contida nela.
O laboratório realmente precisa das informações que estão ali, elas são a base para a execução do serviço.
Uma OS mal preenchida pode, entre outros problemas, afetar na data em que o laboratório irá te entregar um caso.
Eu separei alguns pontos que são bem legais de a gente considerar, por isso, não deixe de ler até o fim!

Cuidados com a OS

Quando pensamos nos cuidados que devemos ter com a OS, de cara, a primeira coisa que ela precisa é de ser escrita com letra legível.
Imagine uma situação contrária, onde o seu técnico escreve algumas informações para você na OS, mas, a letra está completamente ilegível e você não consegue entender nada, ou precisa passar um bom tempo tentando decifrar e ainda corre o risco de entender algo errado.
Não seria nada legal não é mesmo? É isso que os técnicos muitas vezes vivenciam no laboratório, por isso, muito cuidado com a letra de médico, escreva da forma mais clara possível.
E se é a sua secretária que escreve, chame a atenção dela para esse detalhe, porque, no fim das contas você e o seu paciente podem acabar prejudicados se o laboratório te enviar um serviço executado de forma errada por não ter entendido a OS.
Importância dos cuidados com o bloco de requisição
Peça ao laboratório que te envie um bloco que requisição para que você possa trabalhar especificamente com ele e lembre-se sempre de guardar uma via com você.
Um carbono pode te ajudar muito neste caso.
O bloco de requisição é importante por três motivos principais:
1.Se você trabalha com mais de um laboratório (o que é muito comum), o bloco de requisição vai te ajudar a identificar para qual laboratório você enviou o trabalho.
2.Você solicita a realização de um trabalho exatamente da forma que você quer.
Já pensou se você precisasse ligar para o laboratório para explicar o que quer toda vez que mandasse um trabalho?
É claro que é normal você querer conversar sobre o trabalho com o técnico, mas, fazer disso uma obrigação para todos os trabalhos não seria nada legal.
3.E também se houver perda de material você tem tudo anotado e pode se resguardar.

Prorrogação da entrega dos trabalhos

Um risco do mau preenchimento da OS é que, caso falte alguma informação importante, o andamento do trabalho pode ser prejudicado, o que fará com que ele não entre em produção até a informação chegar.
Se isso acontecer,
a chance de haver prorrogação no prazo de entrega é muito grande.
Às vezes o laboratório entra em contato com o consultório e a própria secretária consegue resolver rapidamente e o trabalho segue normalmente.
Mas, se o que está faltando depende de você, por exemplo, pode ser que você não esteja disponível no momento para resolver e quanto mais a informação que falta demorar a chegar, mais tempo irá demorar para seu trabalho ser finalizado.
Uma dica para que você não gaste muito tempo com a OS, mas, que mesmo assim ela saia do consultório completa, é você solicitar que a sua secretária vá preenchendo a OS enquanto você faz o atendimento.
Sendo assim, quando o paciente terminar de ser atendido a OS estará pronta e nenhuma informação terá ficado para trás!
E você, tem tido problemas com a OS? O que você faz para que ela sempre fique completa?
Conte para a gente o que você pensa a respeito em um comentário aqui em baixo! Nós adoramos saber sua opinião!