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As pesquisas mostram que a maior parte dos proprietários ou responsáveis pela administração de um consultório odontológico acredita que seu atendimento ao cliente é satisfatório.

Contraditoriamente, porém, as mesmas pesquisas mostram que 65% das pessoas que entram em contato por telefone com algum consultório odontológico não fecham o agendamento da consulta.

As razões pelas quais essas pessoas não fecham o agendamento chamam atenção e contradizem a crença dos profissionais. Nada menos que 42% dessas pessoas não fecham a consulta porque não recebem as informações que solicitam e por falta de conhecimento do atendente. Outras 17% não fecham porque a ligação não é respondida ou há demora para serem atendidas, enquanto 8% desistem da consulta por terem que ficar aguardando muito tempo na linha.

Tudo é uma questão de ponto de vista

Não chega a ser surpreendente que os profissionais responsáveis pelo atendimento do consultório odontológico tenham uma visão tão desfocada em relação ao cliente.

Isso acontece porque não há o entendimento correto do que o cliente quer e precisa. Ao entrar em contato, o cliente tem um problema, e quem tem um problema deseja resolvê-lo, com as respostas mais imediatas e precisas possíveis.

O tempo para ganhar a confiança é mínimo e as empresas desperdiçam regularmente esse tempo mínimo, que poderia ser usado para fisgar um novo coração. O consolo é que isso não é uma peculiaridade dos consultórios. É só observar os serviços de telemarketing.

Como fechar mais tratamentos por telefone

Seguem abaixo cinco dicas sobre como fechar mais tratamentos por telefone que vão ajudar a melhorar os resultados do seu consultório odontológico

#1 Foco no cliente

A primeira dica sobre como fechar mais tratamentos por telefone é melhorar a cultura de sua equipe. Atender ao cliente é prioridade. Qualquer outra tarefa, sobretudo burocrática, deve ser colocada em segundo plano.

#2 Atenção e empatia

A segunda dica sobre como fechar mais tratamentos por telefone é o segundo passo para formar uma boa impressão. Rapidamente atendido, o cliente ficará estimulado se perceber que a pessoa do outro lado da linha está feliz por receber sua ligação e disposta a ouvir todas as suas dúvidas para poder esclarecê-las.

#3 Presteza e qualidade nas informações

A terceira dica sobre como fechar mais tratamentos por telefone é a que vai estabelecer a relação de confiança.

Só é possível atender com presteza e qualidade se o atendente tiver conhecimento sobre o assunto. Logo, a palavra chave é treinamento. Se as dúvidas são prontamente esclarecidas, o cliente se sentirá confiante.

#4 Use a tecnologia para melhorar o atendimento

Essa é uma ótima dica. O próprio telefone é uma tecnologia, mas precisa do apoio de outra. Contrate, compre ou desenvolva um software para gerenciar sua agenda, de modo a agilizar o atendimento. O ideal é que tudo se resolva sempre na primeira ligação. Isso gera a percepção de eficiência por parte do cliente com relação à sua clínica.

Com um bom software, você vai ter agilidade com as informações e poupar o cliente daquela espera maçante na linha ou de ter que aguardar um retorno. Além disso, o uso de um bom sistema pode gerar relatórios valiosos, com informações estratégicas.

#5 Aumente o quadro

Se todas as dicas anteriores não forem suficientes para melhorar os resultados obtidos através das consultas telefônicas, a última forma é contratar mais pessoas para o atendimento, mas essa é a última solução.