Se você acha que marketing, estratégias, análise de mercado e investimentos são conceitos que se aplicam apenas às grandes empresas e que você não precisa de nada disso no seu consultório, saiba que está enganado!
Um consultório odontológico é um empreendimento como vários outros e, portanto, precisa sim trabalhar ações para gerar melhores resultados. O objetivo não é conquistar mil pacientes que lotariam a agenda em um primeiro momento, mas não dariam continuidade ao plano de tratamento; o objetivo é fidelizar esses pacientes de forma planejada.
Que tal entender melhor por que o seu consultório também precisa investir em marketing?

Fidelização de pacientes

Querendo ou não, hoje em dia, mede-se o sucesso de um profissional pelo número de clientes que ele tem. E, nos consultórios, não é diferente. Mas ter um paciente que vai a uma consulta e depois não retorna não é interessante. Continuidade e fidelização são as palavras de ordem aqui, principalmente em um serviço como o tratamento odontológico, que exige retornos regulares por parte do cliente.
Receber do dentista um cartão de aniversário, e-mails informativos ou uma resposta atenciosa a uma mensagem enviada nas redes sociais mostra que o profissional conhece o paciente e se preocupa com sua saúde bucal. E é exatamente esse sentimento que é capaz de fidelizar um cliente, fazendo com que ele passe anos tratando com o mesmo dentista e construindo uma relação de confiança com ele.

Valor agregado às suas consultas

O tratamento odontológico que você oferece com certeza não é um mero produto de consumo, porém, mesmo que isso pareça óbvio para você, muitas pessoas ainda vêem as idas ao dentista como algo supérfluo.
Através de estratégias de marketing, no entanto, você consegue mostrar para o seu paciente que, em uma consulta com você, ele não está simplesmente comprando um tratamento dentário: ele está adquirindo mais saúde, bem-estar e qualidade de vida. Trata-se de um benefício a longo prazo e de um cuidado constante que o seu consultório pode proporcionar a ele.

Imagem positiva no mercado

Ser um ótimo dentista é crucial, mas, além disso, é preciso que as pessoas conheçam o seu trabalho, a qualidade e a seriedade com que os serviços são prestados. As oportunidades na internet são imensas, portanto, use-as a seu favor: criar um site, blog ou página de rede social sobre seu trabalho e divulgar nesses canais artigos e matérias de interesse mostra que você é um profissional sério, atualizado e disposto a ajudar o paciente.
Além disso, esse tipo de estratégia lembra as pessoas de que elas precisam visitar o dentista para manter sua saúde bucal, e, nessa hora, seu nome virá à mente.
É importante destacar que toda estratégia desenvolvida deve estar alinhada ao código de ética dos odontólogos. Além de um amparo legal, isso mostra credibilidade e seriedade do profissional.
E você, como cuida da sua imagem no mercado? Seus pacientes têm retornado ao seu consultório ou são apenas clientes eventuais? Compartilhe com a gente, nos comentários, suas dúvidas e experiências sobre o assunto!