Encontrar um laboratório proteico que ofereça um serviço eficiente é a melhor ferramenta de divulgação para o seu consultório dentário.

Dentistas são responsáveis por atender diretamente o paciente. Entretanto, a maioria dos clientes não sabe da existência de um laboratório por trás de cada restauração. Por isso, é possível afirmar que a qualidade do serviço prestado pelo laboratório influenciará diretamente na imagem do seu consultório.

Com a variedade de serviços oferecida pelos proteicos, selecionar o parceiro ideal de negócios exige tempo e esforço. Neste post, mostraremos requisitos que você precisa considerar antes de selecionar um laboratório. Confira!

Certificações

Dentistas precisam avaliar com cuidado o serviço prestado pelos ceramistas. É importante investigar sobre as certificações do laboratório e técnicos, perguntar sobre a existência de treinamentos internos, verificar habilidades e experiência. Dois pontos fundamentais que não devem ser esquecidos: especialidades e quantidade de casos trabalhados.

Materiais usados pelo laboratório proteico

Os materiais usados são importantes para que você ofereça alta qualidade nos resultados clínicos. Pergunte, por exemplo, a longevidade estimada para as restaurações. Opte por laboratórios que ofereçam qualidade em termos de materiais. O preço nesse quesito não deve ser elemento principal.

Recalls

Avalie como essa questão é conduzida pelo laboratório, como eles são alertados e de que maneira a informação será transmitida para o seu consultório.

Requisitos preparo dental e cimentação

Descubra as exigências do laboratório de prótese dentária a respeito da preparação e cimentação.

Tipos de moldagens aceitas pelo laboratório

Se você trabalha com impressões digitais, é interessante verificar se o laboratório aceita digitalizações. Uma qualidade essencial de bons laboratórios é a consistência do feedback sobre as impressões.

Segundo especialistas, um processo de trabalho digitalizado traz vantagens para dentistas, laboratórios e pacientes, confira:

  • agilidade: o scanner intra-oral, por exemplo, permite que o dentista obtenha uma impressão 3D, com informações muito detalhadas sobre os dentes do paciente em apenas alguns minutos;
  • envio: se o laboratório trabalha com esse tipo de impressão, o consultório pode enviar o arquivo em questão de segundos;
  • redução dos processos: uma impressão moldada de forma convencional pode levar dias para ser concluída. Digitalizando esse processo, o técnico começa a projetar a construção protética no próprio sistema. Isso diminui uma série de etapas, como: a criação de um modelo de gesso, articular o gabinete, transformar o modelo de cera em produto final.

Uso da tecnologia na comunicação

O setor odontológico já colhe benefícios, como melhora do dos resultados restaurativos e a redução no tempo de produção, com o uso de ferramentas tecnológicas. Esses meios devem ser usados para melhorar a comunicação entre dentista e laboratório. Observe se a empresa que o seu consultório pretende contratar utiliza recursos, como:

  • aplicativos de mensagens e vídeo: o Skype permite a combinação entre vídeos ao vivo e envio de mensagens. Esse tipo de plataforma facilita a solução de problemas mais urgentes. O Hangouts permite a realização de conferências com a interação de várias pessoas, além do compartilhamento de tela e arquivos;
  • aplicativos de mensagens de texto: há opções no mercado como WhatsApp e iMessage, essas alternativas permitem, por exemplo, que você tire uma foto e envie para o laboratório com a mensagem correspondente;
  • portais de clientes: uma opção interessante é a disponibilidade de uma plataforma ou software de gerenciamento que fornece recursos fáceis de usar. Com esses sistemas, é possível administrar todos os aspectos da comunicação: envio do caso, faturamento e relatório.

Pontualidade

Compromisso como prazo estabelecido é ponto fundamental para preservar a boa reputação do seu consultório. O atraso na entrega de um produto compromete o cronograma de tratamento do paciente, além de gerar desconfortos como entrar em contato para reprogramar consultas. Muitos pacientes costumam solicitar folgas no trabalho, por exemplo, para comparecer no seu consultório. Quando acontece o cancelamento, muito provavelmente o dentista perderá a credibilidade do cliente.

O laboratório proteico é responsável por grande parte dos resultados de um consultório odontológico. Quando se trata do sucesso dos tratamentos, a dinâmica entre as duas instituições desempenha um papel importante. O serviço prestado pelo laboratório refletirá diretamente no crescimento ou fracasso da sua prática odontológica.

Gostou deste texto sobre como identificar um laboratório? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar!