Qualidade no consultório odontológico não significa apenas um atendimento cordial, profissionalismo no tratamento e uma boa administração da empresa. Embora isto possa parecer supérfluo para alguns profissionais, o cuidado com a aparência do consultório também pode fazer muita diferença em seu sucesso e no bem-estar e fidelização dos pacientes.
Além do mais óbvio — como higiene e iluminação —, outro fator importante para promover um bom ambiente para a equipe e para os clientes é a decoração. Nem exagerada e nem simplista, a decoração é a peça-chave no bem-estar de quem se encontra na clínica.
Aqui no Instituto Cerâmica, nós sempre prezamos pela decoração, pois, mesmo sem ter que atender clientes o dia todo por ser um laboratório de prótese, entendemos a importância da boa apresentação. Agora reflita, será que um consultório odontológico que atende clientes o dia todo, não deveria se preocupar com este aspecto?
Que tal conhecer algumas dicas para melhorar a atmosfera do seu consultório de forma simples através da decoração? Acompanhe conosco:

Recepção ou sala de espera

A recepção é a porta de entrada para o paciente. É ali que ele faz os primeiros contatos e tem suas primeiras impressões do local escolhido para tratar de sua saúde bucal. Além disso, esse também é o espaço onde ele deverá aguardar o atendimento, passando pelo menos alguns minutos ali. Assim sendo, é importante criar um ambiente calmo, aconchegante e com um toque de sofisticação.
Para isso, cores claras e neutras são uma boa opção. Branco, gelo, cinza, nude e bege são mais modernos que os tradicionais azul e verde claros. Em contraste, quadro com cores quentes podem ser pendurados para alegrar o ambiente.
Móveis amadeirados, mesas de vidro e poltronas e/ou cadeiras confortáveis trazem aconchego e requinte. Estantes com livros, revistas e jornais e uma TV com programações de bom gosto tranquilizam o paciente e fazem com que ele não se importe em passar um tempinho ali.
Tomadas também podem ser deixadas à vista para que o cliente se sinta à vontade para carregar e usar seus aparelhos digitais/eletrônicos.

Salas de atendimento

As salas de atendimento devem passar a impressão de organização, modernidade e limpeza. Para isso, um aspecto clean é perfeito, cores frias, com tons claros ajudam muito, além de móveis nos mesmos tons, com toques de cores quentes para trazer um aspecto moderno. Para auxiliar o profissional, armários com várias divisões e gavetas ao alcance são ideais para facilitar a vida e promover ergonomia.
Para adornar paredes, os quadros alegres e coloridos são uma boa opção. Para complementar, existem modelos que, além de ilustrar as instruções de cuidados aos pacientes, podem ajudar a compor o ambiente.

Banheiros

Os banheiros também fazem parte do ambiente e não podem ser esquecidos. Uma decoração simples e de bom gosto pode surpreender e causar uma ótima impressão no paciente. O contraste do branco com cores fortes fica belíssimo. Um lavabo com design moderno, como bojos quadrados ou em cone pode fazer a diferença, além, é claro, dedispensers de papel, sabonete e álcool gel. Para um toque final, uma pequena plantinha em um cachepot pode contribuir para dar vida ao ambiente.
Não é difícil deixar a decoração do seu consultório odontológico mais bem-feita, promovendo bem-estar entre pacientes e colaboradores e causando uma impressão positiva desde a entrada. Se precisar, conte com a ajuda de um decorador ou arquiteto e veja como um consultório harmônico se torna mais agradável!
Como é a decoração do seu consultório? Tem outras dicas para dar nesse assunto? Compartilhe conosco nos cometários!