Ter que fazer um procedimento odontológico que exige a aplicação de algum anestésico para reduzir a dor na região da gengiva ou dos dentes é uma situação que deixa muita gente desconfortável. Essa, entretanto, é uma técnica odontológica que pode estar chegando ao fim. Se seus pacientes temem a aplicação de anestesias durante um procedimento, pode tranquilizá-los informando-os da chegada da anestesia computadorizada.
Você conhece esse procedimento? Sabe como pode utilizá-lo em seu consultório e que benefícios ele pode trazer? Então siga lendo e saiba mais!

Anestesia computadorizada: método confortável e seguro

A anestesia computadorizada é um método revolucionário da aplicação de anestésicos na região oral. Trata-se de um injetor que é controlado através de um computador, realizando o procedimento de anestesia de uma região com muito mais segurança e menos efeitos colaterais.

Usando a anestesia computadorizada

A anestesia computadorizada funciona com a aplicação de um injetor específico na região oral que será anestesiada e, com a ajuda do computador, é realizada a programação do fluxo e volume do medicamento que será aplicado no local.
Como a introdução do anestésico é feito gota a gota, controlado com a ajuda do computador, a sensação de desconforto e dor causada pela aplicação de um medicamento no método tradicional (com a pressão do líquido empurrado pelo êmbolo da seringa) é bastante reduzida. Além disso, o direcionamento da aplicação do anestésico com a ajuda do computador é muito bem executado, permitindo que a região anestesiada seja somente aquela que vai precisar ser manipulada pelo dentista. Dessa maneira o paciente não sai do consultório com lábios e língua sensíveis.

Dosagem menor de medicamentos

Como o sistema computadorizado permite a aplicação de uma dosagem mais fiel dos medicamentos anestésicos na região oral, esse aparelho também ajuda a reduzir o uso dessas drogas durante o procedimento.
Dessa maneira, além de resultar em uma economia interessante para o dentista no momento da utilização desses medicamentos, uma dose menor se torna muito mais eficaz na sua aplicação e muito menos tóxica ao organismo, reduzindo também os riscos de efeitos colaterais conhecidos dos anestésicos, como problemas cardiovasculares e no sistema nervoso.

Benefícios da anestesia computadorizada

Ao usar a anestesia computadorizada em seus procedimentos, o paciente e o dentista podem se beneficiar de várias características dessa técnica:
• Redução da dor na aplicação do anestésico;
• melhor resultado no efeito da droga;
• maior tempo de duração da anestesia localizada;
• não ter lábios e língua anestesiadas durante o procedimento;
• maior precisão na aplicação do anestésico;
• e mais conforto para paciente e profissional durante todo o procedimento.
Cuidados com a anestesia computadorizada
Apesar de ser uma técnica extremamente vantajosa, é preciso entender que somente odontologistas que estudaram o uso desse equipamento podem disponibilizar esse tipo de anestesia em seus consultórios.
Se você busca oferecer mais tecnologia e, consequentemente, qualidade nos tratamentos de seus pacientes, procure estudar o uso da anestesia computadorizada e implemente esse método no seu consultório!
Você conhecia a anestesia computadorizada para ambientes odontológicos? Já se beneficiou do uso desse procedimento? Deixe seu comentário!