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Quando pensamos em estratégias de marketing em odontologia, o padrão é traçar planos para atrair novos pacientes. É isso que vemos nos consultórios e propagandas mais comuns, mas cabe uma reflexão: será que esse é o método mais eficaz de aumentar seus lucros?
Embora seja interessante sempre trazer público novo para renovar sua rede de pacientes, essa prática tem custo alto e nem sempre traz os melhores resultados. Quando você já tem um número razoável de gente frequentando seu consultório, talvez seja ainda mais efetivo usar suas ferramentas de marketing para fidelizar esses clientes! E com essa metodologia, você pode também recuperar pacientes que estão afastados por períodos longos.
Quer conhecer as melhores dicas práticas para fidelizar seus pacientes? Confira no texto a seguir:

Facilite o pagamento

Muitos clientes buscam facilidade na hora de pagar e vão ter nesse parâmetro um fator decisivo para voltar ou não a utilizar os seus serviços. E você pode fazer isso de forma inteligente, sem reduzir lucros nem desvalorizar seu trabalho.
Algumas pessoas, por exemplo, gostam de receber descontos em pagamentos à vista. Em geral, nem precisa ser muito e você pode oferecer isso sem medo, até porque, dessa forma, receberá o valor limpo de taxas como as cobradas em cartões de crédito.
Outros preferem parcelamentos, pois, especialmente em tratamentos mais longos e dispendiosos, isso tira o peso de arcar com um gasto muito grande no final do mês. Hoje em dia, máquinas de cartão de crédito são essenciais e você pode parcelar em três ou quatro vezes e ver como isso aumentará a presença do seu público.

Torne o ambiente agradável

Não negligencie o medo que muitas pessoas têm de ir ao dentista. Quanto mais agradável você tornar o ambiente do seu consultório, mais você vai reduzir a sensação de desconforto nesses pacientes.
Além de atendentes educadas e simpáticas e uma sala de espera climatizada e com revistas e/ou televisão, ofereça ainda o máximo de conveniências que puder: acesso fácil, estacionamento, café, água e, especialmente, horários flexíveis. Hoje em dia, a jornada de trabalho deixa as pessoas muito ocupadas, e quando conseguem ser atendidas em horários mais adequados às suas necessidades, os pacientes tenderão a voltar mais vezes.

Faça um serviço de qualidade

Pode parecer óbvio, mas se você realmente quer que o paciente volte, precisa oferecer um serviço de qualidade. Seu paciente precisa ficar satisfeito e ciente de que está tendo o melhor que a odontologia pode oferecer. Explique as etapas, o que está fazendo, as expectativas e traga essa pessoa para seu lado, como um parceiro na busca por um resultado perfeito.
Além disso, seja pontual, gentil e procure entender os anseios de cada paciente.

Ofereça vantagens na fidelização

Existem vantagens simples que farão com que o cliente se sinta mais motivado a retornar. Por exemplo, na aquisição de pacotes de serviços, ofereça uma limpeza grátis. Brindes relacionados são sempre bem-vindos: escovas de dente, pastas e fio dental custam barato e ainda podem levar seu nome e o de sua clínica, trazendo simpatia e aproximando seu paciente da sua marca.
Com essas dicas, seus pacientes retornarão com muito mais facilidade e sua agenda vai ficar sempre cheia. São estratégias simples, mas que fazem toda a diferença e trazem resultados impressionantes!
E você, o que tem feito para garantir o retorno dos seus pacientes? Que ações têm sido mais efetivas? Compartilhe com a gente nos comentários!