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Você pensa no seu consultório odontológico como um negócio?

Sim? Você está no caminho certo.

Não? Pois já está na hora de começar.

A primeira coisa que precisa ser esclarecida quando se fala em Marketing é que essa disciplina nada mais é que uma orientação de negócios.

Estudo feito pelo Levin Group Data Center, organização especializada em apoiar profissionais de odontologia com seus negócios, realizou pesquisa em que apurou que a contratação do serviço de um coordenador de marketing para elaborar e implementar políticas de marketing para consultórios odontológicos, trabalhando de quatro a seis horas semanais, aumentou em 31% os resultados obtidos com pacientes.
O que são resultados de marketing?

Quando se fala de resultados de marketing logo se pensa em aumento dos clientes. Sim, essa variável é verdadeira, mas não é o único resultado a ser buscado. Estando aqui sacramentado que um consultório odontológico é um negócio, para qualquer empresa, tanto quanto ampliar a carteira de clientes é qualificá-la. Tão importante quanto qualificá-la, é fidelizá-la.

Pois bem. O papel de um coordenador de marketing é exatamente esse. Atrair mais clientes qualificados, lucrativos e retê-los. Outros dois aspectos muito importantes são o controle e o exercício da arte de transformar clientes em verdadeiros vendedores do seu negócio.

Os controles são importantes. Um bom coordenador de marketing certamente tratará com carinho a adoção de alguma tecnologia de TI em seu consultório odontológico, que permita o armazenamento de informações sobre o seu cliente e a geração de relatórios de marketing.
Transformando o cliente em vendedor

Quanto a transformar o cliente em vendedor, essa não é uma tarefa fácil, mas imagine só se 40% dos seus clientes indicarem você a novos pacientes…

Fez a conta? Pois é. Só que para isso é preciso ter uma coisa chamada excelência em serviço. Atingir a excelência é um processo que se inicia com uma série de perguntas.

Por exemplo: os clientes estão tendo facilidade em marcar consultas? Nós estamos facilitando a vida dos clientes que chegam através de convênios? Os clientes estão aguardando muito tempo na recepção do consultório?

Pode não parecer, mas pergunte a um profissional de marketing que já tenha trabalhado para um consultório odontológico ou mesmo médico, e ele vai revelar o poder transformador que têm essas perguntas.

Um coordenador de marketing vai identificar quais são os problemas e as oportunidades, as potencialidades que não estão sendo exploradas, tudo isso a partir da visão do cliente.
Por que um coordenador de Marketing?

Um profissional de odontologia, para chegar ao atendimento odontológico, precisa passar uns tantos anos na faculdade, aprender uma série de disciplinas e se formar. Na hora da verdade, ele precisa fazer o diagnóstico e determinar o tratamento, o que requer tempo e conhecimento.

Isso leva a crer que seja bastante improvável que um dentista tenha tempo para elaborar e coordenar políticas de marketing em seu consultório odontológico. A começar que teria que estudar uma nova disciplina totalmente desvinculada da sua atividade profissional.

Melhor seria despender tempo ampliando conhecimentos em sua atividade, correto?

O profissional de marketing passa por todo esse processo, que vai do estudo ao diagnóstico e à proposta de solução, passando pelo aperfeiçoamento constante. Por isso, contratar um coordenador de marketing é o melhor caminho para chegar a esse resultado maravilhoso que tanto andam prometendo.

É quase a mesma coisa que contratar um contador para fazer a contabilidade do seu consultório odontológico. Você não pensa em se formar em contabilidade, pensa?