Como não deixar seus pacientes esperando

Se você trabalha com saúde, atendendo em seu próprio consultório ou clínica, deve saber que deixar os pacientes esperando é algo relativamente comum. Entretanto, é uma situação ruim tanto para os médicos, dentistas e demais profissionais, que precisam realizar o atendimento com pressa, quanto para os pacientes, que enfrentam algumas horas de espera até serem chamados para a consulta, e, com isso, se sentem desrespeitados e insatisfeitos.
Que tal aprender algumas estratégias para não deixar seus pacientes esperando por muito tempo? No artigo de hoje, vamos divulgar dicas valiosas sobre como gerenciar seu tempo no consultório ou clínica, diminuindo o prejuízo para seus clientes. Confira!

Calcule quanto tempo você leva para fazer cada consulta

A grande maioria dos atrasos que ocorrem em clínicas e consultórios acontecem por falta de organização do tempo gasto pelo profissional de saúde no atendimento e na gestão do seu trabalho. Por esse motivo, é extremamente importante que você aprenda a calcular quanto tempo precisa para atender seus pacientes. Nas próximas consultas que realizar, fique atento ao relógio e anote o tempo que você gasta em cada vez. Depois, faça a média aritmética. Assim, você terá o tempo médio que precisa para os seus atendimentos, minimizando o risco de atrasos daí para frente.

Organize bem o seu atendimento

Uma boa maneira de otimizar seu tempo de trabalho no consultório é melhorar as suas ações durante o atendimento. Já deixe elaborada uma ficha de anamnese, que vai lhe ajudar a fazer as perguntas essenciais. Além disso, estabeleça uma rotina de procedimentos que você vai realizar para cada tipo de quadro clínico.
Quanto mais bem planejado o seu atendimento ao cliente, mais bem aproveitado será o tempo durante a consulta e menores serão as chances de atraso para chamar o próximo paciente.

Crie um intervalo entre as consultas

A maior falha que uma agenda de um profissional da área da saúde pode ter é não deixar espaços entre as consultas de cada paciente em um dia. Ao marcar horários seguidos, você corre dois riscos: de o cliente atrasar e de você precisar fazer um atendimento mais longo. Ambas situações acarretam em atraso para o próximo paciente, o que influencia nas outras consultas ao longo do dia.
Para evitar esse efeito cascata, crie o hábito de estabelecer janelas de intervalo entre os horários marcados, com duração de 15 minutos.

Saiba controlar o tempo da consulta

Alguns pacientes gostam de passar algum tempo exigindo explicações e conversando com o profissional sobre o seu problema de saúde. Isso é algo positivo, porém pode ocasionar atrasos para as próximas consultas. Cabe a você, nesse caso, ter um bom jogo de cintura para saber levar a conversa e finalizar o atendimento. Seja cordial, respeitoso e firme com o paciente ao explicar que você precisa encerrar aquela consulta para não prejudicar a agenda.
Não existe segredo para evitar longas esperas no atendimento do seu consultório ou clínica: basta que o profissional aprenda a gerenciar bem seu tempo, para que sua rotina de trabalho transcorra com harmonia.
Você tem outras estratégias que usa para não deixar os pacientes esperando muito tempo na sua clínica? Compartilhe suas experiências! Deixe seu comentário!

2015-09-24T11:30:28+00:00

About the Author:

Técnico em Prótese Dentária, Escultor, Empreendedor e Fundador do Instituto Cerâmica. Após criar saídas e soluções para os problemas entre o consultório e o laboratório, ajudei meus clientes a faturarem mais de R$ 100 Milhões de reais.