Como aplicar o marketing digital no consultório odontológico?

Todo consultório odontológico busca aumentar a quantidade de clientes atendidos e entregar um serviço de excelente qualidade. No entanto, muitos erram na gestão do seu negócio e em deixar o marketing digital de lado na hora de divulgar o seu trabalho. Hoje em dia, o marketing digital é muito importante para qualquer negócio, assim, um consultório odontológico deve utilizar as técnicas para atrair uma nova base de pacientes e fidelizar aqueles que já conhecem os serviços.

Algumas pesquisas mostram que cerca de 97% dos pacientes procuram informações do consultório odontológico por meio de site ou outros canais de comunicação ao invés de ligar diretamente ao consultório. Assim como pouco mais de 60% busca as informações por meio de dispositivos móveis. Isso demonstra a importância do marketing digital para o seu negócio. Mesmo que o dentista não tenha conhecimento para trabalhar com esta ferramenta, alguns pontos são fáceis de colocar em prática.

Confira abaixo 4 segredos para o sucesso do marketing digital no seu consultório odontológico.

#1 Foque no seu público-alvo

Uma das maiores vantagens da internet é poder alcançar um número ilimitado de pessoas, muito superior e diferente de uma campanha de divulgação offline. No entanto, ao mesmo tempo, se o marketing digital não for direcionado para o público-alvo certo, você corre o risco de ver todo o trabalho não surtir efeito nenhum. Por isso, o marketing digital precisa ser focado no seu público. Essa é a melhor estratégia para conseguir atrair novos pacientes para o seu consultório odontológico.

Outro ponto importante é interagir com o seu público por meio das mídias sociais, principalmente naquelas plataformas que são mais interessantes para o seu público. Certamente, cabe um estudo para descobrir qual é o seu público-alvo, quais assuntos são interessantes de se abordar, quais horários são os mais propícios para postagens, entre outros pontos.

#2 Automatize seus processos

Com o avança da profissão do marketing digital, algumas ferramentas e recursos surgiram para ajudar no processo de trabalho desta área, agilizando alguns pontos e deixando o gestor de marketing com um tempo mais valioso em mãos. Há vários programas disponíveis para ajudar o seu consultório odontológico a montar uma estratégia de marketing digital eficiente, automatizando processos como mensagens e postagens instantâneas para as redes sociais, envios de lembretes dos compromissos dos pacientes, tanto para o dentista quanto para o paciente que tem consulta marcada, saudações de aniversário, realização de pesquisas para gerar opiniões, entre outros.

O objetivo principal destes recursos automatizados é manter frequentemente o diálogo entre o consultório odontológico e os seus pacientes, tornando a vida do dentista muito mais fácil.

#3 Seja adaptável

Mesmo com a grande ajuda dos recursos de automação do marketing digital, é importante ressaltar que uma estratégia muito mecânica pode ter um efeito contrário. As redes sociais necessitam de um trabalho mais pessoal para aproximar os seus pacientes e conseguirem uma interação mais efetiva. Para isso, é importante criar uma persona para os seus perfis e páginas nas redes sociais, que converse diretamente com o seu público-alvo.

O marketing digital requer ações e atenção contínua, uma vez que uma nova tendência pode surgir a cada dia. É preciso se manter atualizado e com uma mentalidade adaptável.

#4 Busque ajuda profissional

O marketing digital é uma atividade que deve ser feita com profissionalismo, assim como todos os outros serviços que permeiam um consultório odontológico. Procure profissionais especializados para te ajudar com um planejamento de marketing digital eficiente, buscando as melhores ferramentas e recursos para atingir o objetivo.

About the Author:

Técnico em Prótese Dentária, Escultor, Empreendedor e Fundador do Instituto Cerâmica. Após criar saídas e soluções para os problemas entre o consultório e o laboratório, ajudei meus clientes a faturarem mais de R$ 68 Milhões de reais. Agora resolvi extrapolar as paredes da minha empresa e ajudar outros protéticos e laboratórios a transformarem suas realidades.

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