Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

[player id=8479]

Ter uma boa secretária é essencial para quem quer ter um consultório organizado e funcionando sem grandes complicações, mas sabemos que encontrar a opção perfeita para esse cargo pode ser extremamente difícil.
Para achar a secretária ideal para seu consultório, é preciso ter em mente que características fazem das candidatas a esse cargo boas opções. A fim de facilitar sua busca, vamos contar, a seguir, quais são as qualidades essenciais em uma secretária campeã. Confira!

Simpatia

Essa talvez seja a característica mais importante de uma boa secretária. A simpatia e o bom-humor são qualidades da natureza da pessoa, sendo impossível mudá-las ao longo do tempo. Enquanto outras características, como habilidades com computação ou noções de matemática podem ser ensinadas ou adquiridas após algum período de prática, a simpatia deve já fazer parte do estilo de vida da candidata.
Secretárias simpáticas agradam mais aos clientes, recebem melhor as críticas de seus superiores e conseguem fazer com que o ambiente de trabalho se torne muito mais leve e agradável.

Organização

Secretárias lidam, diariamente, com agendas, ligações, documentações e várias outras informações que exigem delas um enorme senso e capacidade de organização. Indivíduos desorganizados, portanto, não devem trabalhar como secretárias, já que esse cargo depende diretamente dessa capacidade.

Paciência e habilidade com conflitos

Relacionar-se com pacientes e clientes nem sempre é fácil: muitas pessoas tendem a descontar suas angústias e frustrações nas pequenas falhas encontradas na rotina de um consultório e, às vezes, basta um pequeno atraso no horário do atendimento para que aquela experiência se torne um enorme tormento.
A secretária é a pessoa que vai ter que lidar diretamente com os conflitos e, por esse motivo, ela vai precisar apresentar duas características essenciais: paciência e capacidade de gerenciar conflitos.
Uma pessoa impaciente no cargo de secretária pode, nesse momento, maltratar ou agravar ainda mais a situação criada pelo paciente, assim como uma pessoa com falta de habilidade com conflitos pode não conseguir controlar a confusão instalada.

Flexibilidade

Secretárias nem sempre vão trabalhar com horários fixos e sem possibilidade de atrasos, por isso, flexibilidade é uma característica importante nesse cargo.
Como o trabalho no consultório vai depender da demanda do profissional que lá atende, a secretária deve estar disponível para trabalho pelo menos no período em que os atendimentos estiverem acontecendo.
Isso significa que existirão dias em que a jornada de trabalho pode começar mais tarde e acabar mais tarde, como pode começar mais cedo e acabar mais cedo. O importante é que a secretária entenda que sua flexibilidade é essencial para que o funcionamento do consultório ocorra sem grandes problemas, já que ela é uma peça-chave para o sucesso desse ambiente.

Proatividade

Nem sempre o responsável pelo consultório estará disponível para resolver todos os problemas relacionados a esse ambiente de trabalho. Por esse motivo, a secretária deve apresentar também uma boa capacidade de proatividade.
Secretárias proativas, além de dependerem menos do aval de seus chefes para executar funções essenciais no consultório, ajudam a melhorar significativamente o fluxo de funcionamento da rotina desse local, já que procuram solucionar os problemas de forma independente para que o profissional consiga trabalhar tranquilamente.

Bom relacionamento

Sem uma boa capacidade de relacionamento, é impossível chegar a algum lugar. Isso também serve para as secretárias. Ser capaz de manter bom relacionamento com seu chefe, com os pacientes e com os outros colegas de trabalho é essencial para que o ambiente do consultório tenha um clima bom e funcione sem nenhum tipo de problema.
As características citadas acima são essenciais em uma secretária campeã, e uma profissional desse nível nesse cargo é capaz de melhorar, significativamente, seu ambiente de trabalho.
Quais são as qualidades que você julga essenciais em uma secretária? O que achou das nossas dicas? Comente e participe da discussão!