5 dicas para lidar com reclamações do consultório odontológico pela internet

Quer aprender como lidar com reclamações que os clientes do seu consultório odontológico fazem pela internet? Então, é essencial que você esteja preparado para quando isso acontecer e tome as providências necessárias para resolver o problema. As reclamações na internet podem afetar a imagem da sua clínica e, por isso mesmo, é preciso ter estratégias para quando elas chegam. Entre as medidas necessárias para resolver o impasse estão responder às críticas de forma ágil e jamais brigar com os pacientes, entre outras.

Isto é, é necessário que você tenha cautela e saiba como lidar com reclamações da melhor forma para não perder o cliente e deixar de conquistar outros pacientes. Confira nesse artigo as dicas que temos para você sobre esse assunto!

Veja abaixo:

#1 Tenha uma equipe qualificada

A maioria das críticas sobre consultório odontológico é em relação às falhas no atendimento ao cliente. Portanto, para evitar que elas aconteçam, é imprescindível que você se cerque das pessoas certas e tenha uma equipe de profissionais qualificados, que vão desde a recepcionista até o próprio odontologista da clínica. Se necessário, ofereça treinamentos para a sua equipe de atendimento e coloque-se no lugar dos pacientes para analisar se você se sentiria bem atendido.

2# Tenha paciência e não brigue com quem está reclamando

As críticas são comuns em todo tipo de negócio, e daí vem a importância de você saber como lidar com reclamações sobre o seu consultório odontológico. Quando elas surgirem na internet, simplesmente tenha paciência, por mais severa que seja a reclamação, e comprometa-se em resolver o problema do cliente, nunca em brigar com ele ou partir para críticas pessoais. Na maioria dos casos, tendo paciência é possível contornar o impasse e fazer com que o paciente volte a enxergar a sua clínica com bons olhos.

#3 Não seja omisso e responda de forma ágil

Outra dica bacana sobre como lidar com reclamações pela internet, sem dúvidas, é ter agilidade na resposta ao cliente insatisfeito. Portanto, crie canais de comunicação nos quais os pacientes possam resolver os seus problemas rapidamente, como, por exemplo, uma Central de Atendimento Online, e direcione profissionais preparados para lidar com essas reclamações. Muitas vezes, um paciente que reclama pela rede deseja apenas que o problema seja resolvido com o máximo de urgência.

#4 Informe antes de executar tais procedimentos

É comum que alguns pacientes se direcionem até o consultório odontológico para fazer procedimentos os quais não conhecem. Assim sendo, é importante que você sempre informe e explique detalhadamente ao cliente o que será feito. Dessa forma, evitam-se muitos problemas, como clientes insatisfeitos com os resultados dos seus serviços ou pessoas que não sabiam que o seu plano de saúde não cobria tal procedimento. Ser honesto, afinal, ainda é a melhor forma de fidelizar pacientes e evitar as críticas pela internet.

#5 Se preciso for, devolva o dinheiro do paciente

Quando um paciente se sente infeliz com os resultados dos serviços do seu consultório odontológico e ele tem razão, é primordial que você saiba reconhecer o erro e se empenhe em resolver o problema dessa pessoa. Nesse sentido, você pode oferecer uma consulta gratuita a fim de consertar o procedimento que deu errado, caso seja essa a reclamação, ou, simplesmente, proporcionar o reembolso do dinheiro ao cliente, quando este já não deseja mais ser atendido pela clínica.
Esse artigo foi útil para você? Compartilhe em suas redes sociais para que mais profissionais saibam como lidar com reclamações pela internet!

2017-06-26T16:14:30+00:00

About the Author:

Técnico em Prótese Dentária, Escultor, Empreendedor e Fundador do Instituto Cerâmica. Após criar saídas e soluções para os problemas entre o consultório e o laboratório, ajudei meus clientes a faturarem mais de R$ 100 Milhões de reais.