A cada dia, os clientes estão mais exigentes quanto à qualidade dos serviços prestados pelas empresas, fazendo com que os consultórios odontológicos dependam de seu conceito de qualidade para sobreviverem. Por isso, os dentistas estão cada vez mais preocupados em adaptar seus processos aos padrões de qualidade aceitos no mundo inteiro.
Devido a essa grande demanda de qualidade, a ISO 9001 — principal certificação de qualidade do mercado — está ganhando cada vez mais prestígio em empresas de pequeno porte, que antes não tinham condições de viabilizar a implantação desses sistemas de qualidade — entre elas, os consultórios odontológicos.
Quer saber quais são os benefícios de implantar a ISO 9001 em sua clínica odontológica? Então acompanhe o nosso artigo de hoje e saiba mais sobre essa qualificação:

O que é a ISO 9001?

A ISO (Organização Internacional de Normalização) é uma organização certificadora internacional que estabelece normas aceitas na maioria dos países do mundo. A ISO 9001:2008 é a norma mais utilizada mundialmente para avaliar o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de empresas em diversos ramos, incluindo na área médica e odontológica.
O objetivo da implantação da ISO 9001 é fornecer requisitos que certificam que o seu consultório é capaz de oferecer serviços e produtos eficientes, que atentam às expectativas dos clientes. Além disso, a norma tem como função comprovar que sua empresa está em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis à sua área de atuação.

Quais são os benefícios da ISO 9001 para o seu consultório?

A certificação ISO 9001 é uma grande oportunidade de aprimorar os processos de gestão do seu consultório odontológico, ao mesmo tempo em que te dá um reconhecimento de qualidade aceito no mundo inteiro. Confira alguns dos benefícios de implantar a ISO 9001 em sua clínica:

Padronização de procedimentos

Padronizar os procedimentos clínicos do seu consultório é fundamental para melhorar seu atendimento aos clientes. O próprio processo de adaptação pelo qual a empresa passa para obter a certificação ISO faz com que haja um grande avanço em termos de qualidade, além de aumentar a confiabilidade dos clientes em relação a sua empresa.

Valorização no mercado

A maioria das grandes empresas responsáveis por convênios médicos e odontológicos já possui sistemas de gestão implantados e certificados. Essa busca por certificações de qualidade tem feito com que as empresas busquem prestadores de serviço que também tenham uma qualificação largamente aceita no mercado.
Portanto, adquirir a ISO 9001 significa elevar o seu consultório a outro patamar também frente a outras empresas parceiras.

Melhorar políticas de qualidade interna e externa

A ISO 9001 desempenha um papel importante em estabelecer padrões de orientação e controle de qualidade dos serviços prestados pela sua clínica.
Além disso, a norma tem como objetivo aumentar a eficiência dos canais de comunicação, estimulando o fluxo correto das informações internas, beneficiando tanto funcionários quanto os clientes do consultório.
Melhoria contínua dos processos e serviços
Acima de tudo, a ISO 9001 visa adequar seu escritório odontológico aos mais altos padrões de qualidade a fim de estimular a melhoria contínua dos processos e serviços da sua empresa, aumentando a satisfação dos clientes e funcionários.
Portanto, a implantação da ISO 9001 é fundamental para sobreviver à competitividade cada vez maior no mercado!
E você, já pensou em implantar a ISO 9001 no seu consultório? O Instituto Cerâmica ainda está em processo de implantação, mas os resultados já estão começando a aparecer!
Ainda tem alguma dúvida sobre os benefícios dessa certificação? Então deixe um comentário!