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Abrir um consultório odontológico é o primeiro passo para o dentista que quer ter mais controle de sua carreira e de seus horários, não precisando depender tanto de trabalho em clínicas ou em outros ambientes. É no consultório que o odontologista consolida sua carreira e se permite aplicar suas técnicas de tratamento em seus clientes, criando seu próprio estilo de atendimento.
Mas como todo ambiente de trabalho de um autônomo, o bom funcionamento do consultório odontológico depende do fluxo constante de pacientes que confiam e acreditam no trabalho do profissional.
Se você está começando sua carreira no atendimento autônomo e ambulatorial, provavelmente já começou a se perguntar quais são as estratégias para atrair mais pacientes para seu consultório. Para te ajudar, elaboramos uma pequena lista com seis dicas que podem aumentar a captação de clientes para seu ambiente de trabalho. Continue lendo e confira!

Faça um primeiro atendimento memorável

A primeira impressão é a que fica. Se você quer fidelizar seu paciente, é importante que garanta que a sua primeira experiência no seu consultório seja a mais agradável possível.
Para a maioria das pessoas, ir ao dentista não costuma ser nenhuma diversão, por isso, tente amenizar a situação sendo atencioso, delicado e agradável. Dessa maneira, o cliente vai se sentir mais seguro na sua cadeira, permitindo que uma relação de confiança seja desenvolvida entre vocês.
Quanto maior a confiança no seu trabalho, mais o seu paciente vai se sentir à vontade para voltar e ser atendido de novo por você, afinal, ele sabe que sua saúde bucal é coisa séria e não se arriscará a consultar odontologistas pouco profissionais.

Conte com pessoal capacitado

Não somente você como também todos os outros funcionários que trabalhem diretamente com seus pacientes devem estar capacitados para lidar com esse tipo de relacionamento. Sendo assim, garanta que o atendimento de suas secretárias é de ótimo nível e assegure-se de que seus assistentes técnicos também sabem tratar bem o cliente.
Além disso, trabalhe com um laboratório de prótese que te dê condições de oferecer um produto de boa qualidade, atendimento pontual e maior assertividade, ou seja, menor índice de repetições, o que permite que o paciente a não precise ir várias vezes ao consultório e voltar para casa sem ter seu caso resolvido.
Tenha em mente que qualquer tipo de mal-entendido ou situação desconfortável pode afastar seu paciente para sempre do consultório.

Crie um ambiente agradável

A fim de aumentar a sensação de conforto do paciente, seu consultório deve ser um lugar muito agradável, que transmita tranquilidade e conforto através de um ambiente bem decorado e com possibilidades de entretenimento para os pacientes que estão aguardando atendimento.
Uma sala de espera bem equipada com poltronas confortáveis, revistas, TV ou música ambiente, com fácil acesso a água, café e banheiro já são boas opções para tornar seu consultório um ambiente mais agradável para seus clientes.
Além disso, as salas em que acontece o atendimento devem ser claras, limpas e climatizadas na medida certa para não deixar o paciente com calor nem com frio demais.

Esteja sempre disponível

Pacientes tendem a preferir profissionais que se atentam a suas queixas, que se preocupam com eles e que estão sempre disponíveis para ajudar. Por isso, tenha o hábito de retornar as ligações de seus pacientes no seu consultório para retirar alguma dúvida, tenha horários disponíveis para marcar consultas de urgência e responda e-mails e mensagens sempre que possível com orientações.
Por mais trabalhoso que isso possa parecer, dessa maneira o paciente vai entender que sempre pode contar com você e vai retornar mais vezes ao seu consultório.

Torne-se um especialista

Uma maneira de fazer com que seu consultório odontológico ganhe destaque entre as várias opções de profissionais no mercado é trabalhar com alguma especialidade.
Se você é um odontologista que tem especialização em tratamento de canal, por exemplo, use essa característica para se firmar em um mercado exclusivo. Se você é cirurgião especialista em implantes, foque esse tipo de atendimento para fidelizar mais pacientes nessa área. A especialidade pode ser o diferencial do seu tratamento.

Ofereça facilidades extras

Muitos pacientes escolhem seus profissionais de acordo com as facilidades encontradas em seus consultórios, como, por exemplo, estacionamento no local, fácil acesso ao bairro, presença de elevadores para evitar subir escadas, várias opções de pagamento e até mesmo horários alternativos de atendimento.
Avalie quais facilidades você pode oferecer ao seu paciente e coloque todas elas em prática a fim de aumentar o fluxo de clientes no seu consultório.
Que estratégias você costuma utilizar para atrair mais pacientes para o seu consultório particular? Quais das opções acima funcionaram para você? Compartilhe suas ideias!