A seleção de um laboratório dentário é etapa fundamental para um consultório odontológico. Quando duas empresas decidem trabalhar juntas, a intercomunicação, coerência e confiança propiciam o andamento eficiente dos projetos.

Os laboratórios de prótese dentária são influenciadores diretos nos tratamentos bem sucedidos dos dentistas, além de serem os responsáveis por uma quantidade significativa das receitas dos consultórios. Um bom laboratório proteico deve oferecer excelentes produtos e atendimento de qualidade.

O que considerar antes de escolher um laboratório? Neste texto, foram selecionados 7 itens essenciais para ajudar na sua decisão. Acompanhe!

1. Registros

O primeiro ponto é verificar se o laboratório possuiu inscrição nos órgãos que regulamentam o exercício da atividade. Confirme se o responsável pelos projetos possui registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO).

2. Consistência

Após verificar a regulamentação profissional, examine a certificação dos materiais usados pelos laboratórios. Produtos aprovados pela ABO, Associação Brasileira de Odontologia, por exemplo, garantem mais segurança e qualidade para peças.

Além disso, é importante estar informado sobre o fluxo de entrega do laboratório. Para isso, avalie os processos de controle de qualidade e observe as medidas tomadas para assegurar a precisão que cada receita exige.

Considere a capacidade produtiva da empresa, mas desconfie de muita produção em pouco tempo, pois as peças em questão são artesanais.

3. Comunicação e suporte

A qualidade da comunicação e o suporte que o laboratório oferece influenciam diretamente no desempenho do cronograma do tratamento de um paciente.

Informações como medições, estruturas dentárias, cor devem ser corretamente repassadas para que o técnico em prótese dentária crie uma restauração estética que combine perfeitamente com os tons do paciente.

Técnico e dentista precisam trabalhar alinhados. A comunicação clara e objetiva permitirá consenso dos profissionais no processo de produção.

A responsabilidade de qualquer contratempo incide sobre o dentista, pois ele é o profissional que atende diretamente os pacientes. Por isso, é importante a comunicação eficiente entre as empresas para:

  • prevenir adversidades, que provocam impacto negativo na imagem do consultório dentário;
  • evitar desgaste na relação entre paciente e consultório;
  • garantir eficiência.

4. Compromisso com a educação continuada

Com a dinâmica da indústria odontológica, é preciso estar cada vez mais atento às novas tecnologias e técnicas. Bons profissionais sabem que o aprendizado não termina após a entrega do diploma. Para garantir a competitividade, é necessário estar sempre aprendendo e evoluindo.

Observe se a empresa que você pretende contratar oferece conteúdo por meio de artigos, vídeos, e-mails. Um bom laboratório de prótese dentária procura fornecer para os consultórios dicas, técnicas, aulas educacionais, oportunidades de aprendizado e informações que ajudem no aprimoramento do trabalho dos dentistas.

5. Cultura organizacional do laboratório dentário

A cultura organizacional de uma empresa é um conjunto de valores que definem posturas, como a forma do desenvolvimento do trabalho, modos de pensar, agir, condução do relacionamento com os colaboradores, fornecedores e clientes.

Esses princípios moldam a relação cotidiana do laboratório com o dentista. Como o trabalho odontológico precisa ser pautado na qualidade e entrega, é crucial optar por um laboratório que de fato esteja preocupado em oferecer maior qualidade e que priorize a satisfação dos clientes.

6. Reputação

Pesquise experiências de outros dentistas com o laboratório de prótese dentária. Acesse os canais de interação disponibilizados pela empresa e verifique a frequência das respostas. Isso pode revelar aspectos sobre a forma de interação.

Você pode aproveitar as informações dos feedbacks disponibilizadas na web para verificar:

  • se a empresa busca a satisfação do cliente;
  • agilidade na resolução de problemas;
  • produtividade e cumprimento dos prazos;
  • se o laboratório proporciona atendimento qualificado;
  • estabilidade da empresa;
  • cases de sucesso.

7. Localização

Considere a distância entre o seu consultório e o laboratório dentário. Esse fator pode pesar caso você não tenha condições de arcar com taxas de envio. O tempo de entrega do produto é outro ponto indispensável na sua análise.

Neste texto, foram apresentados elementos cruciais para favorecer a escolha adequada de um laboratório proteico para o seu consultório. O sucesso da prática de um dentista dependerá do alto nível dos produtos oferecidos por um laboratório.

Agora que você sabe o que precisa ser levado em consideração na hora de escolher um laboratório proteico, entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar no crescimento do seu consultório!