Os laboratórios dentários desempenham papel importante na garantia e qualidade de um tratamento odontológico. Quando se trata do bom desempenho do seu consultório, a escolha do laboratório refletirá no andamento do seu trabalho.

Os laboratórios dentários têm diferentes processos, níveis de especialização e atendimento. Você precisa estudar fatores relevantes, como: sistema de controle de qualidade, material utilizado, comunicação, terceirização do serviço e tempo de resposta.

Neste texto, você encontrará 6 perguntas selecionadas que devem ser feitas antes de decidir fechar negócio com um laboratório. Confira!

  1. Como é feito o controle de qualidade?

Há variedade no tempo de resposta de cada produto, mas é importante observar se esse período está ultrapassando o limite padrão. Pergunte ao proprietário do laboratório como é feita a verificação da qualidade do trabalho. Procure saber como as tarefas são realizadas, entenda o processo e verifique quanto tempo é gasto em cada etapa.

Analise se a inspeção do controle é realizada por funcionários regulares. Existem laboratórios dentários que não possuem funcionários em período integral, esse fator, geralmente, compromete a consistência dessa apuração.

  1. Você usa materiais aprovados pela ABO?

Para certificar-se de da qualidade dos produtos, é fundamental confirmar se o material usado pelo laboratório é aprovado pela ABO, Associação Brasileira de Odontologia. Pergunte se a empresa é credenciada pelas marcas que ela oferece.

Dependendo do tipo de prótese, a qualidade é, na maioria das vezes, equivalente ao preço. Se o laboratório está oferecendo produtos de uma marca específica por um valor muito abaixo do mercado, é importante solicitar o máximo de requisitos sobre esse objeto.

Lembre-se de verificar se as peças utilizadas nos artefatos são genuínas. Se o laboratório de prótese dentária usa artigos de imitação, isso pode prejudicar a qualidade do seu trabalho e comprometer o nível de satisfação do paciente.

  1. O laboratório proteico permite visitas?

Antes de decidir investir em um laboratório, peça para fazer um tour pelo local. Essa questão permite conhecer o proprietário, a equipe e verificar o nível de transparência da empresa. Se o laboratório não estiver ocultando nada, a sua visita não será um problema. Ao visitar o local, observe:

  • a comunicação entre os membros da equipe;
  • a limpeza do ambiente;
  • a organização dos processos;
  • a higiene das ferramentas.

Com esses sinais, você obterá um parâmetro de como os seus produtos serão feitos.

  1. O laboratório precisa enviar trabalhos para o exterior?

Por não possuir todas as ferramentas e equipamentos para realizar as próteses dentárias ou para reduzir o custo da mão de obra, muitos laboratórios acabam enviando trabalhos para serem efetuados em outros países.

Quando acontece esse tipo de situação, você corre o risco de não obter o produto no prazo. Outra questão importante é o comprometimento da qualidade, pois outros países podem não ter as mesmas leis de conformidade que garantem a segurança e o padrão dos materiais usados na produção.

Se os produtos são fabricados em outros países, não será possível verificar as condições higiênicas do local. Com isso, é impossível ter a certeza da salubridade e qualidade de todos os elementos.

  1. Você oferece conteúdo para os clientes?

Um bom laboratório proteico não deve apenas enviar a mercadoria para o cliente, é importante verificar se a empresa com a qual você pretende trabalhar se preocupa em manter os dentistas informados e atualizados sobre as técnicas e avanços odontológicos. Observe se o laboratório possui recursos como: webinars, seminários ou blogs

  1. Qual a experiência da empresa?

Pergunte quanto tempo o laboratório está no mercado. Quanto mais experiência na indústria, mais conhecimento ele terá na área de atuação.

Se o laboratório em questão for novo, faça indagações sobre a experiência dos técnicos de prótese dentária que estão trabalhando na empresa.

Os laboratórios dentários são responsáveis por uma parte significativa dos resultados de um tratamento dentário. Neste texto, você adquiriu uma base de requisitos essenciais para a sua análise. Com as perguntas certas, você encontrará o laboratório ideal para o seu consultório.

Agora que você sabe o que é necessário para escolher um bom laboratório, entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar no crescimento do seu consultório. Basta acessar a nossa página de contato!